Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]

As Aventuras D'Ella

By Daniela França

As Aventuras D'Ella

By Daniela França

Monsanto: O que visitar?

10.08.20 | Daniela França

Olá! 

Um dos meus objetivos deste ano é ficar a conhecer melhor o interior do nosso país, nomeadamente a Região  da Beira Baixa. 

O meu primeiro destino foi Monsanto. É uma das 12 aldeias históricas e é conhecida por ser a mais portuguesa de Portugal. Esta aldeia fica localizada no Concelho de Idanha-a-Nova, a qual recebeu o Galo de Prata.

20200806100810_IMG_7212.jpg

Posicionanda na encosta de uma grande colina e construída envolta nas suas enormes rochas de granito, Monsanto é um local incrível que nos faz recuar no tempo e na história. 

O acesso é feito de carro, uma vez que para se chegar ao centro histórico, tem que percorrer ainda alguns quilómetros. 

À entrada da zona histórica, do lado direito, encontra-se um largo, onde se pode deixar os carros estacionados, uma vez que o percurso a partir daí é feito, sobretudo, a pé. Nesse largo, ainda se encontra o miradouro da Praça dos Canhões, que proporciona uma vista deslumbrante sobre toda a área que rodeia Monsanto.

Mais adiante, do lado esquerdo, está a Igreja Matriz, onde as suas origens remontam ao século XV, tendo sido, séculos mais tarde, restaurada. 

20200806_101510.jpg

Em direção ao castelo, meio escondida numa das ruas da aldeia e, consequentemente, camuflada numa rocha, encontra-se uma gruta, onde podemos ver vestígios de ocupação humana.

Os penedos servem muitas vezes de paredes ou até como parte da cobertura de algumas habitações. Esta é uma das maiores atrações para os visitantes.

20200806_102058 (1).jpg

A quantidade de miradouros existentes ao longo do percurso permite contemplar as mais belas paisagens. 

20200806101847_IMG_7216.jpg

Nesta ida a Monsanto, acabei por não subir ao castelo pois estava imenso calor, além do facto de que já o tinha feito, anteriormente. A subida ao castelo é um quanto íngreme, mas vale imenso a pena. 

Mais fotos de Monsanto: 

Já visitaram esta aldeia da Beira Baixa?

Beijinhos,

Daniela França