Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]

As Aventuras D'Ella

By Daniela França

As Aventuras D'Ella

By Daniela França

Como tirar fotografias em viagem?

01.06.21 | Daniela França

Olá!

Diariamente vemos nas redes sociais imensas fotos de viagem que ficamos a pensar - "Como é que tiraram aquelas fotografias?", não é verdade? 😉

A verdade é que as fotografias não são tiradas em apenas dois minutos. Por detrás de cada fotografia, existe algum trabalho.

20201017155824_IMG_8635.jpg

Neste post vou dar-te algumas dicas para teres aquelas fotos tipo Instagram 🤩

#Dica 1 - Levar apenas o essencial

Quando se trata de viajar, menos é mais. Não adianta levarmos montes de equipamento fotográfico se no final de contas nem vamos usar metade. Leva apenas o essencial: máquina fotográfica (a que eu uso é uma Canon PowerShot SX540 HS), tripé (Hama Star) é ótimo para se tirar fotos sem haver a necessidade de pedir a alguém para tirar a fotografia e bateria extra para não haver o risco de ficar sem bateria a meio do passeio.

#Dica 2 - Proteção de equipamento

Nunca devemos deixar o nosso equipamento andar à solta na mala. O melhor é ter uma bolsa própria, assim temos a certeza que não se danifica.

#Dica 3 - Pesquisar o local

Quando souberes o destino para onde vais, pesquisa sobre o local para procurares inspiração para as tuas fotografias. Talvez encontres outros locais que não faziam parte do teu roteiro inicial.

#Dica 4 - Evitar pessoas nas fotos

Chegar cedo! Esse é o truque para conseguir tirar a fotografia, tranquilamente, sem que ninguém apareça nas fotografias.

Contudo, vou parecer contraditória, mas há fotografias em que se aparecer pessoas numa foto ajudam-te a dar uma outra perspetiva à fotografia. Tudo irá depender do que queiras transmitir ao público.

#Dica 5 - Fotografa em AV ou Manual

Fotografar nestes dois modos, as fotografias ficam com mais qualidade e facilidade de edição.

#Dica 6 - Horário para fotografar

Nem todas as horas são boas para fotografar, por causa da inclinação do sol. As melhores horas para se fotografar é de manhã entre as 8h00 e as 11h00 e de tarde a a partir das 17h00 até à golden hour.

#Dica 7 - Não sejas o elemento central da fotografia

Nem sempre em todas as fotografias temos que ser a "peça" central. Diferencia-te e opta por te pôr de perfil, uma parte do corpo ou de costas, dando destaque à paisagem.

Daniela França .jpg

#Dica 8 - Composição e Ângulos

A composição da fotográfica é muito importante. O que fica em primeiro plano, em segundo plano, as formas e as cores... vai influenciar no que a foto vai transmitir para quem a vai ver.

Há que explorar novos ângulos e são eles que vão dar uma perspetiva diferente e original à foto.

#Dica 9 - Fotografias de pormenor (detalhe)

Alguma refeição no coffee shop super instagramável, souvenirs, flores numa varanda. Esses pequenos detalhes vai fazer com que a pessoa que está a ver fotografia se sinta no local.

20210124_142237.jpg

#Dica 10 - Leva sempre a câmara

Esta é uma das dicas que nem sempre cumpri e arrependi-me algumas vezes e aprendi com isso. Nem sempre as melhores fotos são aquelas que programamos ou vemos em algum post e queremos replicar.

Às vezes a melhor fotografia é tirada naquele dia em que nem vais com expectativas de tirar uma fotografia, mas levas a câmara só porque sim. Vai haver sempre alguma coisa que vais ter vontade de fotografar.

Mas viajar não é só tirar fotografias é viver a experiência ao máximo. Não procures tirar fotos de tudo e mais alguma coisa. Guarda alguns momentos só para ti!

Já conhecias estas dicas? Que outras costumas por em prática quando tiras fotografias? Partilha comigo, nos comentários 🥰

 

Beijinhos, 

Daniela